sábado, 30 de dezembro de 2006

Último do ano

A escolha dessa foto (antiga que roubei de algum lugar que não faço mais idéia pelo tempo que está no meu hd) para o último post do ano não foi por acaso. Apesar de não estar presente e de outras tantas pessoas com maior representatividade na minha vida também não estarem, ela representa um mundo que não existe mais.
Foi uma das perdas desse ano.
Deixando qualquer sentimentalismo de lado, vou colocar algumas curiosidades sobre a história do ano novo.
  • O Ano Novo passou a ser comemorado no dia 1° de janeiro no ano 153 a.C. Antes disso, festejava-se o recomeço do ciclo anual no período que equivale ao atual 23 de março (a comemoração durava 11 dias). Havia uma lógica para a escolha dessa data, feita pelos babilônios 2 mil anos antes da era cristã: o final de março coincide com o início da primavera no hemisfério norte (onde ficava a Babilônia), época em que novas safras são plantadas. Daí a idéia de recomeço. Foram os romanos que determinaram, aleatoriamente, que o Ano Novo deveria ser comemorado no dia 1° de janeiro.
  • As promessas feitas na passagem de ano, tão comuns e tão descumpridas, não são uma tradição recente. Os babilônios já as faziam há 4 mil anos. Mas em vez de resolverem levar uma dieta a sério ou parar de fumar, eles juravam de pés juntos que, tão logo acabassem as festas, devolveriam equipamentos de agricultura que haviam sido emprestados por amigos.
Falando em promessas... Já fizeram as suas? As minhas cabem numa lista que nem me aventurei a colocar no papel, mas se eu conseguir metade do que desejo em 2007, o ano já vai ser perfeito!
Ah, não viajei =( Não consegui me recuperar em tempo hábil.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial