sábado, 28 de outubro de 2006

Ainda lágrimas

Recife, 26 de outubro de 2006
Estimados pais, alunos, professores e funcionários
No próximo ano o Colégio Nóbrega completa 90 anos de existência. Foram quase nove décadas de trabalho de centenas de educadores jesuítas e leigos que se dedicaram, dando o melhor de si, pela educação da juventude pernambucana.
Desde o seu início (1917) e, depois, em 1951, quando da criação da Universidade Católica de Pernambuco, o trabalho educacional dos jesuítas no Recife, ficou no imaginário da sociedade, identificado como um serviço de qualidade, priorizando a educação integral dos alunos, com a preocupação de ajudar a formar cidadãos comprometidos com a justiça social. De fato, dos 104.401 alunos que estudaram no Nóbrega, são centenas de profissionais liberais, entre médicos, advogados, juízes, administradores, empresários e políticos de renome no cenário econômico e político do país.
Os tempos foram se passando e o contexto sócio-econômico e político mudou muito. Hoje, a grande maioria dos jovens, por motivos econômicos, não consegue ter acesso a uma educação de qualidade para a vida, ingresso na Universidade e mercado de trabalho.
Assim, a evolução do tempo, a expansão da cidade, a redução de áreas residenciais adjacentes ao Colégio, donde provinha a maioria de nossos alunos com poder aquisitivo razoável, como também a conjuntura econômico-política atual, nos indicam que é necessário buscarmos parcerias com outros agentes para podermos continuar o ideal de educação que defendemos.
Deste modo, após um longo período de amadurecimento, consultas e discernimento, as diretorias do CETEC (mantenedora do Colégio) e da Associação Colégio Nóbrega decidiram começar uma nova fase para seus trabalhos. Não, o Nóbrega, “Patrimônio do Saber”, não será vendido para mais um shopping, mais uma faculdade, mais um atacadão. De modo nenhum. A partir de 2007, teremos nas nossas instalações o Liceu de Artes e Ofícios (e que, possivelmente, será chamado de LICEU NÓBREGA), Colégio que a Unicap mantém em convênio com o Governo do Estado de Pernambuco, com a possibilidade de sentido de aproveitamento de nossas instalações da melhor forma possível para o acesso de crianças e jovens provenientes do nosso contexto social.Os Colégios Salesiano, São José, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora de Lourdes, Rosa Gattorno e Vera Cruz se dispuseram a receber os nossos alunos que assim o desejarem, em condições econômicas a serem analisadas com cada família.
Queremos expressar a nossa gratidão pela confiança que a sociedade pernambucana deposita em nossa educação e esperamos poder contar com o seu apoio para esta nova etapa.
Sem mais, atenciosamente,Pe. Darly Luiz de Almeida sj
Só espero que parte de mim não vire mais um shopping na Boa Vista e que meus 15 anos vividos nesse colégio e simplificados numa placa no 3º ano não se perca em um depósito qualquer.
Que vire outro colégio, parte da unicap, centro cultural, o que for! Portanto que a memória dos 104.401 alunos e tantos outros educadores, psicólogos, seminaristas, seguranças e tantos outros profissionais não se perca.
Gostei muito da sujestão que deram no orkut de criar uma associação para continuar com a ronda noturna, sopão, missas importantes, forrozão e outros eventos culturais e sociais. Gostaria de estar na última missa de formatura desse ano...

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial